Segunda à Sexta: 09:00 - 19:00

Sábado: 08:00 - 12:00h

(51) 3216-3216 - POA
(51) 3216-3210 - POA
(51) 3103-1967 - NH
(51) 3036-5657 - NH
51-99590.4655
Porto Alegre
51-99929.0629
Novo Hamburgo
Home  >  
blog-1

Periodontia

Ao iniciar qualquer tipo de procedimento dentário, o paciente é avaliado por um periodontista, que é o especialista na área da gengiva, seus tecidos de suporte e dentes que podem estar sendo acometidos se houver a doença periodontal.

As doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite, são infecções do tecido gengival e de suporte dos dentes que podem levar à perda dentária.

A gengivite, a mais comum das doenças periodontais, é uma inflamação da gengiva e é reversível com uma boa higiene oral. No entanto, quando não tratada, a gengivite pode evoluir para a periodontite, uma infecção do tecido gengival e de suporte dos dentes que é caracterizada pela perda progressiva do osso.

A doença periodontal pode levar ao aparecimento de muitos outros problemas de saúde tais como: doenças cardiovasculares, diabetes, problemas respiratórios, osteoporose,nascimento de crianças prematuras e com baixo peso, entre outros. Ao entrar na corrente sanguínea a infecção bacteriana pode afetar outras partes do corpo e comprometer a saúde geral.

Alguns sinais e sintomas das doenças periodontais são:
Sangramento gengival;
Mau hálito persistente (Halitose);
Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis;
Gengivas que se afastam dos dentes (retração);
Exsudato purulento (pus) entre a gengiva e o dente;
Alteração no formato gengival;
Mobilidade dentária;
Frequentemente indolor (assintomático);
Presença de cálculo ou tártaro;

Se constatado que há doença periodontal, existem diversos tipos de procedimentos cirúrgicos ou não-cirúrgicos para tratamento da mesma, reestruturando os dentes e retração de gengiva. As opções de tratamento variam de acordo com a gravidade e progressão da doença e quando não é mais possível preservar o dente, implantes são os mais indicados para esses casos.

Perda dentária
Caso haja perda de um ou mais dentes devido a agressividade da doença periodontal, o tratamento com implantes dentários é uma boa opção para reconstituição do sorriso.Se houver osso suficiente o implante servirá de âncora para prótese fixa que será colocada.No caso de perda óssea, o paciente colocará um enxerto ósseo que terá o objetivo de preparar o osso para receber o implante e nova prótese.