ODONTOPEDIATRIA
É a área que atende e cuida da saúde bucal da criança.
Hoje sabemos que muitos traumas causados nas pessoas são por medo de terem passado por experiências negativas na infância.
Por isso, profissionais indicados para elas são os odontopediatras, com suas técnicas e materiais feitos especialmente para elas.
Ciclo Dentário
Até 6 meses
O aleitamento materno é muito importante para que o desenvolvimento da arcada dentária e das funções mastigatórias seja satisfatório. Bicos e chupetas devem ser ortodônticos. Como a criança ainda não tem dentes, é necessário limpar a gengiva com gaze molhada em água mineral.
De 6 meses até 3 anos.
Começam a nascer os primeiros dentinhos de leite. Evite adicionar açúcar aos alimentos. Nunca deixe a criança dormir com a mamadeira na boca. Use pasta dental sem flúor. Por volta do primeiro aniversário, em que já estão presentes os primeiros dentinhos é o melhor momento para agendar a primeira consulta ao odontopediatra.
De 3 até 6 anos
User pasta dental infantil com flúor, desde que a criança já saiba cuspir e não engula a espuma. Esta é a hora de combater o uso de chupetas, dedo na boca e mamadeira. Leve a criança ao odontopediatra para avaliar o formato das arcadas e o posicionamento dos dentes. Avalie a necessidade de um fonoaudiólogo. Nesta faixa etária, as crianças caem muito. Por isso, em caso de trauma, é sempre bom levar ao dentista.
De 6 até 12 anos
Começa a troca dos dentes de leite. O primeiro molar permanente erupciona sem a queda de um dente de leite. Deve-se evitar lanchinhos entre as refeições. A criança começa a escovar os dentes sem o acompanhamento de um adulto. Não deixe de visitar o dentista de seis em seis meses.